SIMULADOR FINANCIAMENTO DE TRATOR AGRÍCOLA

Hoje vou ensinar como simular o financiamento de um trator. O governo federal através do BNDES tem uma linha de crédito para a compra de tratores financiados. O programa se chama Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras. Ele também é chamado de programa Moderfrota. Através de diversos bancos credenciados ao BNDES é possível conseguir dinheiro para a compra de um trator novo ou trator agrícola usado.

Além de tratores você também pode financiar a compra de implementos agrícolas, plataformas de corte, colheitadeiras e equipamentos para preparo, secagem e beneficiamento de café. E para comprar este tipo de equipamento financiado é necessário que ele esteja cadastrado no sistema de Cadastro de Fabricantes Informatizado (CFI) do BNDES e registrados na listagem disponibilizada como “Agrícolas”.

Existem duas formas de financiamento. Um é o Moderfrota para produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas) e suas cooperativas. E outro é o Moderfrota Pronamp para produtores rurais que se enquadrem como beneficiários do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp

Para conseguir um trator financiado você precisa comprovar renda. Para a compra de equipamentos para preparo, secagem e beneficiamento de café, você precisa ter uma renda bruta anual inferior a R$ 100 mil.

Financiamento de trator usado e trator novo
Também da para financia trator usado mas para isto é necessário que ele esteja revisados, com certificado de garantia emitido por Concessionário Autorizado; e adquiridos em Distribuidora Autorizada cadastrada no BNDES. Além disto tem que ver se o tratores isolados ou com suas plataformas de corte tem até 8 anos de idade. No caso de colheitadeiras isoladas ou com suas plataformas de corte o limite é até 10 anos. Para comprar financiado algum tipo de pulverizadores autopropelidos, montados ou de arrasto, com tanques acima de 2 mil litros e barras de 18 metros ou mais eles devem ter até 5 anos de idade. Para plantadeiras acima de 9 linhas o limite é de até 5 anos; e semeadoras acima de 15 linhas: até 5 anos. Por isto na hora de pesquisar um trator ou equipamento usado é fundamental verificar a idade do equipamento, o ano de fabricação do mesmo.

Taxa de juros para financiamento de trator agrícola:
A taxa de juros cobrada é de apenas 7,5% ao ano (a.a.), para os clientes que se enquadrem no Moderfrota – Pronamp; e
9,5% a.a., para os demais clientes. Para saber o que significa este percentual por ano recomendo que utilize o simulador do site www.simuladorfinanciamento.net. Coloque o preço do trator agrícola que você pretende comprar financiado no campo “valor financiado” e preencha o campo “taxa de juros ao ano” com o percentual de 7,5% ou 9,5% dependendo do seu caso. É importante destacar que todo financiamento tem custos adicionais como seguros, taxas, impostos que precisam ser adicionados para chegarmos a taxa de juros CET (custo efetivo total) que deve ser a taxa usada para efeito de simulação.

Valor do financiamento para compra de trator
Você pode financiar até 100% do valor  do trator através do Moderfrota – Pronamp. Para os demais o valor financiado é de até 90%.
90% do valor dos bens financiáveis, para os demais clientes.  O BNDES empresta até  R$ 40 mil, por cliente, para a aquisição de equipamentos para preparo, secagem e beneficiamento do café.  Para os demais casos não existe um limite.

Prazo de pagamento do financiamento de trator
Se você está comprando um trator agrícola ou outro equipamento totalmente novo, o pagamento poderá ser feito em até  8 anos de prestações mensais. Para o caso de trator usado o prazo é de 4 anos. Se você deseja pedir uma simulação personalizada de financiamento entre em contato com um dos bancos credenciados. Você encontrará o link dos credenciados e mais informações atualizadas sobre o programa de financiamento de tratores clicado aqui

Leave a Reply